Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53313

Compartilhe esta página

Título: Explorando as profundezas estéticas: uma análise semiótica sobre a presença do kitsch no design de produção do filme Suspiria.
Autor(es): MIRANDA, David Emanuel Araujo
Palavras-chave: Design de produção; Semiótica; Cinema de horror; Kitsch
Data do documento: 27-Set-2023
Citação: MIRANDA, David Emanuel Araujo. Explorando as profundezas estéticas: uma análise semiótica sobre a presença do kitsch no design de produção do filme Suspiria. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Design - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Aprimorando seu próprio estilo no giallo, o cineasta Dario Argento e o designer de produção Giuseppe Bassan apresentam no filme Suspiria (Itália, 1977) não apenas uma trama sobre homicídio, mas um “conto de fadas sobrenatural” que inovou o gênero naquela época e ainda hoje inspira fãs e diretores. Contando com uma estética surrealista Suspiria é resultado do uso frequente de elementos distintos em cena, que à primeira vista, parecem desconexos, adotando assim o que é considerado como kitsch, conceito muitas vezes mal compreendido como “brega” ou um exagero de elementos sem propósito. Esta pesquisa propõe uma análise semiótica a partir de três cenas do filme, explorando hipóteses que ajudam a entender como o kitsch está presente na película, fazendo parte de uma narrativa mais ampla e o que ele comunica como elemento dentro desta narrativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53313
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC David Emanuel Araujo Miranda.pdf18,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons